Hoje vi no canal Hollywood o filme "Mona Lisa Smile" com Julia Roberts, Julia Stiles e Maggie Gyllenhal.
Já tem alguns anos, estreou em 2003 e eu sempre tive algum interesse em vê-lo mas o tempo foi passando e eu acabei por me esquecer dele.
Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950.
Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina bastante tradicional – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em esposas cultas e mães responsáveis. No filme, a professora irá tentar abrir a mente das suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias alunas.
Acho que é um filme maravilhoso porque trata de assuntos reais, as mulheres naquela altura eram educadas para serem mães, donas de casa e esposas, acabavam os cursos e rapidamente se casavam e nem sequer pensavam em ter um emprego e construir uma carreira, algumas infelizmente não viviam o conto de fadas que desejavam e acabavam por ser infelizes.
O que este filme mostra é o esforço que algumas mulheres na altura tiveram que fazer para acabar com esses preconceitos que a sociedade lhes impunha, elas só queriam que compreendessem que não era preciso abdicar do sonho de ter uma carreira para ter filhos e vice-versa, elas podiam fazer as duas coisas. É um filme tão real que mostra a maneira de pensar nos anos 50, apesar de na altura em que saiu as críticas não terem sido as melhores eu dou-lhe 5 estrelas.
. ...
. ...
. ...
. ...
. ...
. ...
. ...
. Casa dos Segredos = O hor...
. 3 de Maio de 1998 - 13 de...